Compromisso BBVA 2025

O caminho da sustentabilidade

A estrutura global dos Princípios da Banca Responsável — o mais ambicioso acordo global sobre sustentabilidade até hoje para o sector bancário, assinado por 130 bancos de todo o mundo em setembro de 2019, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque —, será a bússola que guia os bancos na direção do desenvolvimento sustentável.

Por este motivo, desde a COP24 realizada em Katowice (Polónia), o Grupo BBVA tem vindo a alinhar progressivamente a sua atividade com o Acordo de Paris, a convenção “histórica” aprovada em 2015 por 195 países que recomenda medidas de redução de emissão de gases de efeito estufa a partir de 2020 e estabelece metas e medidas para descarbonizar as economias nas próximas três décadas.

Como tal, em fevereiro de 2018, o Grupo anunciou o Compromisso BBVA 2025, que assenta numa estratégia para combater as alterações climáticas e promover um desenvolvimento sustentável.

O Compromisso BBVA 2025 assenta em três pilares distintos:

FINANCIAR

Financiar projetos e iniciativas sustentáveis, empreendedorismo social e de inclusão financeira.

GERIR

Gerir os nossos riscos ambientais e sociais para minimizar o seu impacto negativo direto e indireto na sociedade.

COMPROMETER

Comprometer todos para impulsionar, de forma coletiva, a contribuição do sector financeiro para um desenvolvimento mais sustentável.

No âmbito deste compromisso, o Grupo BBVA disponibiliza 100.000 milhões de euros, entre 2018 e 2025, para financiar investimentos sustentáveis e socialmente responsáveis. A aposta do Banco contra as alterações climáticas contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e para os objetivos estabelecidos no acordo de Paris sobre o Clima.

Em dezembro de 2020 já tinham sido mobilizados 50.154  milhões de euros em financiamento sustentável, com operações verdes (60%), inclusão financeira e empreendedorismo (13%), infraestrutura social e ‘agronegócio’ (12%) e outras finalidades sustentáveis (15%).