Fundos Europeus Next Generation

16,6 mil milhões de euros para impulsionar a recuperação de Portugal

A União Europeia (UE) decidiu reforçar o orçamento para potenciar a recuperação e o crescimento económico e social da Europa. Em Portugal estes fundos estão disponíveis através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O BBVA ajuda-o a simular o potencial incentivo que a sua empresa poderá vir a receber.

O que são os fundos europeus Next Generation?

A UE tinha previsto estabelecer um orçamento para o desenvolvimento da Europa entre 2021 e 2027. Devido à crise da COVID-19, esse orçamento foi reforçado em 750 mil milhões de euros. Este aumento de valor deu origem à disponibilização dos fundos Next Generation EU.

O objetivo é relançar a economia a curto prazo e melhorar a produtividade e o potencial de crescimento a médio e longo prazo.

Quando estarão disponíveis estes fundos em Portugal?

Espera-se estas ajudas cheguem a Portugal durante o mês de junho.

Estes fundos estão integrados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que contará com uma verba de 16,6 mil milhões de euros:

  • 13,9 mil milhões de euros para subsídios e transferências a fundo perdido
  • 2,7 mil milhões de euros em epréstimos

 

Como se pode aproveitar esta oportunidade?

Os fundos são destinados fundamentalmente às empresas por serem os principais motores da economia e da geração de emprego.

A principal condição para se poder aceder aos mesmos é que o investimento se destine a projetos relacionados com:

  • Resiliência: coesão social e territorial, reforço do potencial produtivo, competitividade e coesão.
  • Transição Climática: mobilidade sustentável, descarbonização, eficiência energética, entre outros.
  • Transição Digital: desenvolvimento digital das comunidades e infraestruturas, como escolas e PMEs.

Queremos facilitar o acesso às ajudas

No BBVA queremos continuar a fazer parte da solução e ajudar as empresas na recuperação da crise atual. Nesse sentido, disponibilizamos aos nossos clientes a consultoria necessária para que possam beneficiar ao máximo do efeito positivo destas ajudas. 

Para que a sua empresa consiga aproveitar as oportunidades que o PRR representa, é fundamental perceber a adequabilidade dos seus projetos de investimento aos Fundos Europeus e antecipar o seu processo de candidatura. 

Através de uma colaboração com a Deloitte, ajudamos a sua empresa em todo este processo.

O que lhe pode oferecer o BBVA?

  • Simulação dos apoios a receber

    Disponibilizamos-lhe informação completa sobre o PRR, e ajudamos a sua empresa a simular o potencial incentivo que poderá receber tendo em consideração a adequabilidade dos seus projetos aos eixos estratégicos do PRR.
  • Colaboração

    Promovemos, em conjunto com a sua empresa, os ajustes necessários nos seus projetos e investimento por forma a potenciar ao máximo os apoios disponíveis no Plano de Recuperação e Resiliência 
  • Apoio financeiro

    Estudamos, em conjunto com a sua empresa, formas de financiamento para complementar os fundos do PRR na implementação dos seus projetos de investimento.

Quer manter-se informado?

Ainda há muito por definir. Haverá novidades e informação cada vez mais espefícica. Se lhe interessar pode contactar-nos para que o mantenhamos atualizado.

Boletins informativos PRR

Vamos gerando documentos com as últimas novidades sobre os fundos, explicadas em detalhe. Estão disponíveis na ligação abaixo.

Mais informação sobre os fundos europeus Next Generation

Lembre-se

As condições de acesso aos fundos europeus Next Generation estão sujeitas aos critérios legais definidos pela União Europeia e/ou pelo Governos Português.