Prepare-se para a Black Friday

Os maiores descontos do ano estão quase a chegar! Enquanto espera, quer saber mais sobre a Black Friday?

Como nasceu o termo “Black Friday”?

Existem muitas versões relacionadas com a origem da Black Friday.

A versão melhor aceite surgiu na década de 50, mais especificamente no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, na Filadélfia (EUA). Esta cidade acolheu um jogo de futebol americano entre o exército e a marinha, que iria decorrer num sábado. Ninguém queria perder o jogo e a maioria dos seus habitantes decidiram antecipar as compras de Natal para a sexta-feira anterior, causando o colapso nas lojas. Esta situação fez com que nenhum membro da polícia pudesse tirar folga nesse dia, perante a quantidade de pessoas nas lojas, sendo essa sexta-feira batizada de Black Friday. Um termo que, aos poucos, se tornou mais popular, ganhando especial relevância em 1975, ano em que se fixou o nome Black Friday, tendo em conta os problemas de circulação que a cidade de Filadélfia sofria com os descontos no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças.

A Evolução da Black Friday

Com o passar do tempo, a celebração da Black Friday tornou-se obrigatória para marcas e consumidores.

Apesar de manter a sua essência, com o passar do tempo, a Black Friday foi evoluindo para o que conhecemos hoje. Ao longo dos anos, o número de marcas que aderiram à Black Friday aumentou exponencialmente, e as ofertas que fazem aos seus clientes estão cada vez mais apelativas. A forma de as apresentar também é diferente, e cada vez mais, se aproveitam os recursos tecnológicos existentes. Mas o que mais mudou, foi a sua duração. Hoje, os descontos da Black Friday, não estão disponíveis apenas por um dia, mas sim por vários.

Black Friday deu ainda origem à Cyber ​​Monday, criada em 2005. Este dia, embora também esteja marcado em muitos calendários, ainda não adquiriu a relevância de sua antecessora. O motivo? Há quem não a conheça.

  • O que é a Cyber ​​Monday? Foi criado pela comunidade shop.org há 15 anos e o seu principal objetivo é promover as compras online.
  • Quando é a Cyber ​​Monday? Celebra-se na segunda-feira seguinte à Black Friday (este ano a Cyber ​​Monday 2020 será no dia 30 de novembro).
  • Como são as ofertas da Cyber ​​Monday? São em tudo semelhantes aos descontos da Black Friday  mas apenas aplicados às compras online.

Marque já no seu calendário!

Este ano, a Black Friday será a 27 de novembro.

Quando é a Black Fiday?

Inicialmente, a data da Black Friday correspondia ao dia seguinte do dia da Ação de Graças.

Nesse dia, as marcas faziam descontos significativos nos seus produtos, o que permitia aos consumidores obtê-los por um preço inferior ao habitual. Hoje, embora a Black Friday continue a corresponder a um dia específico (no qual se concentram as ofertas mais importantes), há muitas empresas que antecipam os descontos da Black Friday por umas semanas, antes ou depois do dia de Ação de Graças. Desta forma os consumidores tem mais tempo para efetuar as suas compras com desconto. Este ano, a data da Black Friday que deve marcar no seu calendário, é 27 de novembro. Não se esqueça!

Quanto dura a Black Friday?

No inicio, a Black Friday durava apenas um dia.

No entanto, ao longo dos anos, e devido ao seu sucesso, a sua duração foi-se alargando. Primeiro, ao fim de semana, para dar mais tempo aos consumidores para aproveitar os dias livres para fazer suas compras (em lojas físicas ou online). Assim, a Black Friday passou a terminar na Cyber ​​Monday. Mais recentemente, a Black Friday passou a prolongar-se por uma ou mais semanas. 

Ofertas Black Friday

São muitas as ofertas de Black Friday e ocorrem quer em pequenas quer nas grandes superfícies.

Desde produtos tecnológicos, como telemóveis ou PC, assim como vestuário, acessórios ou produtos de beleza, até voos, hotéis ou pacotes de férias, todos os produtos e serviços chegam ao consumidor com grandes descontos. É sabido que estas ofertas da Black Friday são utilizadas por milhares de pessoas para satisfazerem necessidades pessoais ou profissionais, satisfazer um capricho ou, em muitos casos (e cada vez mais), realizar as compras de Natal de forma antecipada.

Nesta Black Friday utilize os Cartões de Crédito BBVA. TAEG de 15,3%

Opte pelas compras online e faça os seus pagamentos com segurança acrescida.

Como aproveitar as melhores ofertas da Black Friday?

O apelo feito pelas marcas, com grandes descontos, é evidente.

Para escolher aquelas que lhe trazem mais benefícios, recomenda-se que:

  • Compare todos os preços e respetivos descontos, já que o número de ofertas na Black Friday tem crescido de ano para ano, nomeadamente desde que o online entrou em cena. Existem diferentes ferramentas que podem ajudá-lo, como por exemplo comparadores de preços.
  • Verifique se junto da oferta Black Friday, há alguma promoção adicional, como entrega grátis do produto (por exemplo) ou não. Por vezes, o custo associado à aquisição dos produto pode minimizar o desconto anunciado.
  • Verifique também ofertas Black Friday em ferramentas como a ‘wikibuy’, pois podem apresentar-lhe descontos ainda mais interessantes.

 

Para além disso, deverá ter em atenção fatores como:

  • A segurança do site onde compra;
  • Leia sobre as experiências que outros clientes tiveram com determinado produto ou loja online, por exemplo em fóruns de discussão;
  • As condições de compra do produto que quer adquirir;
  • Verifique os métodos de pagamento. Lembre-se que os sites 3D Secure conferem maior segurança aos seus pagamentos.

E como será a Black Friday na atual conjuntura?

A pandemia provocada pela COVID-19 não impedirá que a Black Friday seja celebrada!

Os descontos especiais que as marcas farão nesta Black Friday de 2020, que ocorre no próximo dia 27 de novembro, serão adaptados aos novos hábitos adquiridos pelos consumidores na sequência da pandemia. Isto significa que os descontos desta Black Friday, embora também possam ser encontrados nos estabelecimentos físicos, serão efetuados maioritariamente nas lojas online das marcas.

Todos os compradores e comerciantes devem estar preparados para isso. Compradores devem optar por comprar em sites seguros e com cartões de crédito ou débito que lhes garanta segurança nas suas transações. Os comerciantes devem adaptar tecnicamente os seus negócios às vicissitudes do 'e-commerce’. Uma mudança complexa que, no entanto, lhes permitirá aumentar as suas vendas através das ofertas que se fazem todos os anos nesta Black Friday.