-
Fraudes mais comuns
-
Recomendações a ter em conta
O impacto da IA nas fraudes
A Inteligência Artificial tem aspetos positivos, no entanto, devemos ter em conta que é algo que está em constante aprendizagem, e por isso, devemos sempre questionar o seu resultado.
A IA funciona tanto para o bem como para o mal e com os seus desenvolvimentos, as fraudes ficam cada vez mais sofisticadas e dificeis de detetar. Com a possibilidade de clonar vozes, criar deepfakes (videos falsos) e produzir textos para emails/sms sem erros, é fundamental estar mais atento que nunca e ter em atenção até os minimos detalhes.
Como devo agir em caso de suspeita?
A proteção começa em si.
Recomendações a ter em conta
Não partilhe informações pessoais: Nunca forneça senhas, números de cartão de débito ou crédito, códigos de segurança ou códigos de autenticação de dois fatores (2FA). Lembre-se que o BBVA nunca solicita estes dados.
Atenção ao utilizar a autenticação 2FA: Este modelo é uma proteção extra. Em vez de utilizar apenas uma senha, esta autenticação exige um segundo código (de utilização única) que é geralmente enviado por SMS ou gerado numa app. Nunca o partilhe.
Crie senhas fortes: Não corra riscos, prefira utilizar senhas complexas e únicas para cada conta. Combine letras, números e maíusculas/minusculas.
Monitorize as suas contas: Verifique regularmente os extratos bancários e faturas do cartão. Desta forma consegue identificar se existem transações suspeitas e agir rapidamente.
Atenção a comunicações urgentes: O sentimento de urgência é uma tática comum de fraude. Suspeite de pedidos urgentes como atualização de dados, pedidos de transferências, etc.
Segurança em dispositivos e redes
Mantenha sempre que possível os seus softwares e aplicações atualizadas: Garanta que o sistema operacional, antivirus e aplicações estejam sempre atualizados, para corrigir vulnerabilidades de segurança.
Use redes Wi-Fi públicas com moderação: As redes Wi-Fi sem proteção podem ser facilmente interceptadas por criminosos. Ao ligar-se a estas redes públicas, evite aceder a contas ou realizar transações bancárias. Prefira utilizar a rede de dados móveis (3G, 4G e 5G).
Atenção à sua rede Wi-Fi em casa: A sua rede Wi-Fi não escapa do perigo. Não utilize nomes que a identifiquem (por exemplo, nomes próprios) e crie uma senha forte e complexa.
Cuidado com o download de Apps: Certifique-se que ao descarregar uma nova aplicação está a fazê-lo nas lojas oficiais. Verifique sempre as reviews de outros utilizadores antes de descarregar.
Cuidados com cartões e compras online
Dados de pagamento: Antes de validar uma operação confirme sempre se os dados que lhe são apresentados estão corretos.
Verifique sempre os terminais de pagamento e caixas automáticas: Antes de inserir/utilizar um cartão bancário, examine o dispositivo. Estes dispositivos podem ser adulterados com novos teclados, adição de câmaras escondidas ou leitores de cartões duplos.
Nunca perca o seu cartão de vista: Num ato de pagamento tenha sempre o seu cartão debaixo da vista e nunca o ceda a nenhum funcionário.
Nunca partilhe o PIN do seu cartão com terceiros: Este número é só seu. Nunca o partilhe. Se tiver possibilidade, altere-o de vez em quando.
Compre em sites seguros: Antes de inserir os dados do cartão para efectuar um pagamento, garante que o site onde está é fidedigno. Endereços seguros iniciam-se com ''https://''. Além disto, dê preferência a lojas conhecidas e com boa reputação. Caso contrário, procure sempre por avaliações de outros clientes.
Conselhos para empresas
As fraudes em empresas são comuns e podem ser evitadas:
Aumente o controlo interno: Estabeleça sistemas de separação de funções para que uma transação financeira não dependa apenas de uma pessoa.
Autorias regulares: Desta forma garante que existem revisões periódicas nas finanças da empresa e permitem identificar irregularidades ou vulnerabilidades no sistema da empresa.
Tecnologia: Certifique-se de que utiliza um bom sistema de segurança e que os softwares estão todos atualizados. Para uma dupla segurança, implemente a autenticação de dois fatores (2FA) para as contas dos funcionários da empresa.
Atenção a pedidos suspeitos: Nunca deve partilhar dados ou realizar transferências fora dos protocolos habituais.
Segurança em compras online: Utilize plataformas de confiança que incluam sistemas de prevenção de fraude.