Medidas BBVA COVID-19

MEDIDAS BBVA COVID-19

Para apoiar as famílias e as empresas a enfrentar os desafios resultantes da atual crise epidemiológica, o BBVA lançou um conjunto de medidas especificas para os seus Clientes.

Formalização das Medidas BBVA COVID-19

O Pedido de Adesão às Medidas BBVA Covid-19, disponível mais abaixo, deve ser entregue, por meio físico ou eletrónico, com assinatura do(s) Cliente(s), sendo que, no caso de empresas este pedido deverá ser assinado pelos respetivos representantes legais. Uma vez rececionado o pedido de adesão e os documentos referidos abaixo em “Documentos Necessários para Análise”, o BBVA verifica se estão asseguradas as condições para o efeito e comunicará, pelo mesmo meio que o cliente utilizou para formular o seu pedido de adesão às Medidas BBVA COVID-19, a sua decisão nos seguintes prazos:

  • 10 dias úteis caso o Cliente não reúna os requisitos necessários.
  • 15 dias úteis caso estejam preenchidos os requisitos, sendo a moratória BBVA aplicada com efeitos à data da entrega do pedido de adesão.

Período de adesão às Medidas BBVA COVID-19

De 24 de março de 2020 a 30 de setembro de 2020.

A adesão a qualquer uma das medidas previstas não afasta a possibilidade de o Cliente(s) solicitar o fim da moratória antes do termo do prazo acordado, se aplicável.

PROGRAMA DE AJUDA AOS CLIENTES PARTICULARES E ENI’S

Clientes Elegíveis

Clientes Particulares e ENI’s que não apresentavam vencidos a 29 fevereiro 2020, que não tinham processos judiciais reportados na CRC e que por via da COVID-19 necessitam de um apoio financeiro temporal.

Documentação necessária para análise

Para que o BBVA possa proceder à análise dos pedidos efetuados, terá de receber a seguinte documentação/informação:

  • Pedido de adesão às medidas BBVA COVID-19, com breve explicação sobre o motivo pelo qual o cliente está a solicitar apoio, ou seja, qual o impacto que a COVID-19 está a ter no seu dia a dia e que o leva a necessitar de apoio específico;
  • Último CRC disponível, que justifique o não ter incumprimentos a 29 de fevereiro;
  • Outra informação/documentação que o Banco considere necessária para a análise de operações concretas.

Produtos incluídos nas Medidas BBVA

  • Crédito Hipotecário
  • Crédito ao Consumo
  • Leasing Mobiliário e Imobiliário

Crédito Hipotecário

O Cliente poderá adiar e/ou flexibilizar o pagamento das prestações, até um máximo de 6 meses, podendo optar por carência de capital e juros ou somente carência de capital.

Esta medida formalizar-se-á após análise de crédito por parte do BBVA e mediante a assinatura de um aditamento ao contrato, celebrado por documento particular.

Crédito ao Consumo

O Cliente poderá adiar e/ou flexibilizar o pagamento das prestações, até um máximo de 6 meses, podendo optar por carência de capital e juros ou somente carência de capital.

Esta medida formalizar-se-á após análise de crédito por parte do BBVA e mediante a assinatura de um aditamento ao contrato, celebrado por documento particular.

Leasing Mobiliário e Imobiliário

O Cliente poderá adiar e/ou flexibilizar o pagamento das prestações, até um máximo de 6 meses, podendo optar por carência de capital e juros ou somente carência de capital.

Esta medida formalizar-se-á após análise de crédito por parte do BBVA e mediante a assinatura de um aditamento ao contrato, celebrado por documento particular.

Impactos decorrentes da aplicação das Medidas BBVA COVID-19

Durante o período de carência, o Cliente suspende o pagamento das componentes de capital e juros da prestação/renda ou apenas do pagamento da componente de capital da prestação/renda, mantendo-se o pagamento de juros. O prazo do contrato mantém-se inalterado.

Finalizado o período de carência retoma-se a obrigação de pagamento de capital e juros. A prestação/renda após o período de carência será ajustada para refletir o efeito conjunto do acréscimo de capital do contrato, decorrente do não reembolso de capital, ou de capital e juros, durante o período de carência. O valor da prestação/renda a pagar após o período de carência será facultado pelo BBVA ao Cliente através de um plano de pagamentos que será entregue em conjunto com a minuta do aditamento contratual que irá refletir as alterações contratuais acordadas.

Pode solicitar através da Declaração de Adesão à Moratória Privada “Medidas BBVA COVID-19” - Particulares.

Consulte as FAQ's sobre Moratória BBVA para Particulares.

PROGRAMA DE AJUDA AOS CLIENTES EMPRESA
MEDIDAS DE APOIO À TESOURARIA DAS EMPRESAS

Clientes Elegíveis

Clientes Empresa que não apresentavam vencidos de mais de 30 dias a 29 Fevereiro 2020, que não tinham processos judiciais reportados na CRC e que por via da COVID-19 necessitam de um apoio financeiro, de forma temporal.

Documentação necessária para análise

Para que o BBVA possa proceder à análise dos pedidos efetuados, terá de receber a seguinte documentação/informação:

  • Pedido de adesão à moratória, com exposição sobre a situação atual da empresa e de como a COVID 19 está a afetar a sua tesouraria;
  • Quais os Bancos com que a empresa trabalha atualmente;
  • Declaração atual da Segurança Social e da Autoridade Ttributária;
  • Último CRC disponível, que não apresente quaisquer incumprimentos à data de 29 de fevereiro de 2020 com mais de 30 dias;
  • A Outra informação/documentação que o Banco considere necessária para a análise de operações concretas.

Produtos incluídos nas Medidas BBVA

  • Empréstimos e Créditos Hipotecários
  • Leasing Mobiliário e Imobiliário
  • Programa de Papel Comercial (PPC) com Reembolso Intermédio
  • Financiamentos à Importação (FEI) e à Exportação (FEAR), bem como Empréstimos à Tesouraria (TES)
  • Factoring
  • Confirming
  • Forfaiting
  • Créditos Documentários de Importação (CDI)

Empréstimos e Créditos Hipotecários

O Cliente poderá adiar e/ou flexibilizar o pagamento das prestações, até um máximo de 12 meses, podendo optar por carência de capital e juros ou somente carência de capital.

Esta medida formalizar-se-á após análise de crédito por parte do BBVA e mediante a assinatura de um aditamento ao contrato, celebrado por documento particular.

Leasing Mobiliário e Imobiliário

O Cliente poderá adiar e/ou flexibilizar o pagamento das prestações até um máximo de 12 meses, podendo optar por carência de capital e juros ou somente carência de capital.

Esta medida formalizar-se-á após análise de crédito por parte do BBVA e mediante a assinatura de um aditamento ao contrato, celebrado por documento particular.

PPC com plano de reembolso intermédio

O Cliente poderá diferir, até 12 meses, a redução de limite do PPC.

Esta medida formalizar-se-á após análise de crédito por parte do BBVA e mediante a assinatura de um aditamento ao contrato, celebrado por documento particular.

FEI, FEAR e TES

O Cliente poderá diferir, até 12 meses, o vencimento da operação. Esta medida formalizar-se-á mediante um aditamento específico para TES e a solicitação formal do Cliente para a prorrogação do FEI e FEAR.

Esta medida formalizar-se-á mediante um aditamento ao contrato, celebrado por documento particular.

Factoring

Factoring com Recurso: O Cliente deverá enviar ao Banco o comprovativo da prorrogação do prazo de vencimento das faturas acordado, caso o Devedor não pague no prazo acordado. A data de vencimento será alterada (caso as faturas ainda não estejam vencidas) ou será incorporado ou incrementado um prazo de carência de pagamento correspondente ao prazo da moratória. Caso haja moratória de juros, anula-se o pagamento dos juros e cobra-se uma comissão equivalente pelo prazo da moratória.

Factoring sem Recurso: Na modalidade de Factoring Sem Recurso com Seguro de Crédito (próprio ou com endosso de apólice) o Cliente poderá negociar com o devedor uma prorrogação dos prazos de pagamento e com a Seguradora uma prorrogação da cobertura. O Cliente deverá enviar ao Banco o comprovativo da prorrogação do prazo de vencimento das faturas acordado com o Devedor, bem como a autorização da Seguradora, caso o Seguro seja do Cliente.

Adicionalmente aos documentos e informações gerais a enviar, é necessário a relação das faturas entretanto prorrogadas, objeto da medida.

Confirming

Mediante esta medida, possibilita-se o diferimento do pagamento das faturas com data de vencimento dentro nos próximos 12 meses (data concreta de 01/03/2021).

Esta medida formalizar-se-á mediante um contrato de abertura de crédito sobre a forma de CCC, com minuta tipo e específica para esta situação, a qual terá movimentação condicionada (gestão exclusivamente BBVA).

Adicionalmente aos documentos e informações gerais a aportar, é necessário a relação das faturas objeto da medida.

CDI

Mediante esta medida, possibilita-se a liquidação do CDI (cujas comissões foram cobradas no momento da antecipação) com a abertura de um FEI com prazo até 12 meses.

Adicionalmente aos documentos e informações gerais a enviar, é necessário o envio da relação das faturas objeto da medida.

Forfaiting (Reverse Forfaiting)

Os Reverse Forfaitings decorrem de CDIs abertos e já utilizados. O pagamento dos CDIs líquida o Reverse Forfaiting, uma vez que o beneficiário já recebeu os fundos antecipadamente.

Mediante esta medida, possibilita-se a liquidação do Reverse Forfaiting (cujas comissões foram cobradas no momento da antecipação) com a abertura de um FEI com prazo até 12 meses.

Impactos decorrentes da aplicação das Medidas BBVA COVID-19

No caso da opção de suspensão de reembolsos de capital e/ou do pagamento de juros, os juros serão capitalizados no valor do financiamento com referência ao momento em que são devidos à taxa do contrato em vigor. O prazo do contrato mantém-se inalterado. O valor a pagar após esse período será facultado pelo BBVA ao Cliente através de um plano de pagamentos que será entregue em conjunto com a minuta do aditamento contratual que irá refletir as alterações contratuais acordadas.

Pode solicitar através da Declaração de Adesão à Moratória Privada “Medidas BBVA COVID-19” - Empresas.

Consulte as FAQ's sobre Moratória BBVA para Empresass.

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